Olá!

Me chamo Maíra Bueno, sou antropóloga e venho me dedicando aos estudos acadêmicos sobre novas biotecnologias, conhecimentos tradicionais e sistema alimentar desde 2004.

No início de 2016, no entanto, comecei uma pesquisa totalmente independente e autônoma sobre o protagonismo do alimento na construção de uma sociedade com mais autonomia e bem estar.

E como havia muita informação interessante que poderia beneficiar o público de modo geral, resolvi divulgar todo o processo da pesquisa à medida que ela fosse avançando.

Assim nascia o Projeto Alimento!

Tendo como base leituras sobre cultura e alimentação e usando técnicas da antropologia, como histórias de vida, entrevistas abertas e pesquisa de campo, busquei diversos atores ao redor do país comprometidos de alguma forma com a questão do alimento para debater aspectos sociais, ecológicos, científicos e políticos do sistema alimentar.

Desde então, já entrevistei chefs, pesquisadores, nutricionistas, ativistas, agricultores, agentes do terceiro setor, etc. Visitei diversos locais de produção de alimentos, tanto no campo como na cidade. Também investiguei a construção de documentos importantes para o debate, como o Guia Alimentar para a População Brasileira e outras publicações ímpares, como Lavouras Transgênicas e Dossiê Abrasco sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde.

Todas as entrevistas publicadas aqui no @projetoalimento são inéditas. Elas foram editadas de forma a facilitar a leitura e passaram pela aprovação dos nossos interlocutores para sua divulgação.

Os outros textos foram escritos a partir da minha experiência no debate bem como na observação do próprio cotidiano. Além de cozinhar diariamente para minha família, também tenho uma atuação local junto aos agricultores, às pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar e às mães envolvidas com a questão da alimentação escolar.

Por isso resolvi abrir o processo de pesquisa e divulgar esse material para o público quase que simultaneamente ao tempo de pesquisa.

Por que acredito que essas informações são preciosas e podem fazer a diferença na defesa por um sistema alimentar mais justo e sustentável, pelo empoderamento agrícola e pela alimentação adequada e saudável da nossa população!

O Projeto Alimento é uma iniciativa sem fins lucrativos e visa principalmente democratizar o acesso à informação sobre Alimentação, Saúde e Sustentabilidade no Brasil.

Seja muito bem-vindo!

E se você tiver qualquer dúvida sobre o projeto ou quiser apoiar esta iniciativa, mande-me um e-mail: [email protected]

Grande abraço.

Maíra Bueno.