Categoria: Entrevista

O sabor dos vegetais

O jovem Ruan Felix vem despontando como um importante chef vegano no Rio de Janeiro. O foco da nossa conversa era a cozinha baseada em plantas. Sua identidade LGBT e sua condição de morador da favela, contudo, nos levou ainda mais longe. O resultado foi uma reflexão super interessante sobre comida, gênero e classe.

Alimentação vegana

A Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB é uma organização pioneira que defende a alimentação vegana e o direito dos animais no país. Conversamos com o presidente, Ricardo Laurino, para saber como é a atuação da SVB no Brasil e qual é a relação entre alimentação, cultura e política.

Agricultura Sustentável

Jean Marc defende que “a única agricultura sustentável é agricultura familiar e agroecológica”. Ele é o fundador da AS-PTA e da ANA, organizações fundamentais para a construção da política de agroecologia no Brasil. Nesta entrevista, Jean conta um pouco sobre o cenário da agricultura familiar no país e sobre a relação entre agricultura, ciência e política.

Agroecologia e Democracia

Você sabe quais são os princípios da Agroecologia? Quem explica é a professora Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa – UFV e uma das coordenadoras do grupo de trabalho sobre conhecimento agroecológico da ABA, onde atuou como presidente durante 4 anos, de 2013 a 2017. Nesta entrevista, Irene fala sobre o papel da ABA para a transição agroecológica no Brasil e principalmente, sobre democracia e bem-viver.

CSA da Quebrada

A Casa Ecoativa está localizada na Ilha do Bororé, extremo sul da cidade de São Paulo e formou recentemente uma CSA para abastecer a população do bairro do Grajaú com alimentos orgânicos. Conversamos com Jaison Pongiluppi Lara, a terceira geração nascida na Ilha do Bororé e um dos idealizadores da CSA Paiquerê, para saber mais sobre a atuação da Casa Ecoativa e seu papel no debate alimentar da periferia.

Gastronomia e articulação política

O chef Alício Charoth já esteve à frente de renomados restaurantes em Salvador e hoje utiliza seu ofício para se dedicar ao fortalecimento da culinária local de populações quilombolas da Bahia. Nesta entrevista, conversamos sobre gastronomia, cozinha afetiva e principalmente, como a comida pode ser usada para articular essas populações.

Culinárias brasileiras

O sociólogo Carlos Alberto Dória é um renomado pesquisador sobre alimentação no Brasil. Autor de diversos livros sobre o tema, professor e coordenador da Escola do Gosto, ele propõe uma nova abordagem para pensar a culinária nacional. Afinal, para ele não existe um prato típico brasileiro! Saiba porque nesta prazerosa entrevista!

Qual o lugar da comida na sua vida?

A nutricionista Paola Altheia quebra paradigmas com suas ideias sobre alimentação, obesidade e saúde e já soma mais de 100 mil seguidores na sua página do Facebook “Não sou Exposição”, onde divulga informações sobre gordofobia, comportamento alimentar e empoderamento feminino. Nesta entrevista, conversamos sobre alimentação saudável, o lugar da comida na vida das pessoas e como o ambiente em que vivemos nos empurra para um consumo excessivo de alimentos.

Entre a alimentação dos escravos e o movimento Slow Food

Quando perguntei a Maria Conceição Oliveira como deveria apresentá-la aos leitores, ela foi categórica: “Sou uma mulher negra, cozinheira, pesquisadora. Formada em gastronomia, pós-graduanda em Segurança de Alimentos. Mais que tudo, sou uma mulher de 63 anos que jamais vou desistir, vou parar de construir e de pensar. Eu ainda estou aqui!” Feita as devidas apresentações, posso garantir que ela também causa ao chacoalhar o mainstream do debate alimentar falando sobre a comida dos escravos, alta gastronomia, racismo, Slow Food e muito mais!

Lavouras Transgênicas

O livro “Lavouras transgênicas – riscos e incertezas” foi lançado em 2015 e reúne mais de 750 estudos internacionais sobre os impactos dos transgênicos na agricultura. Conversamos com um dos organizadores do estudo, o agrônomo Leonardo Melgarejo, para saber qual é o impacto das sementes transgênicas de soja e milho no país e a repercussão do livro nesse contexto.

Agrotóxicos e Transgênicos

Para o agrônomo Leonardo Melgarejo, as sementes transgênicas só permitem produzir e vender veneno. Nesta segunda parte da entrevista, falamos sobre os conflitos de interesses ligados aos transgênicos, a atuação da bancada ruralista nesse contexto e as alternativas da Agroecologia para a agricultura local.

Trocas de Sementes e Mudas

Daniela Cuevas, do grupo Semear Conhecimentos, organiza encontros de Trocas de Sementes e Mudas em São Paulo e outras cidades do Brasil. Conversamos sobre os encontros, as sementes, os guardiões das sementes e principalmente, sobre empoderamento.