Semente Livre

Conheça a campanha Semente Livre do Projeto Alimento! Pela conservação da nossa agrobiodiversidade e pelo empoderamento agrícola!

Para os agricultores, a semente é vida!

A semente garante tanto os alimentos como a continuidade da sua produção.

Hoje em dia, porém, está cada vez mais difícil encontrar uma semente que seja livre, autônoma e autoregenerativa. As novas biotecnologias transformaram a semente em uma mercadoria estéril e sem história. Estéril porque as variedades híbridas não produzem sementes iguais ao tipo original e os agricultores precisam retornar ao fornecedor a cada ano para obter um novo estoque. Sem história, porque por trás de cada semente livre existe a história do agricultor que cuidou daquela semente, que guardou e multiplicou a semente.

A semente tornou-se uma mercadoria produzida em laboratório e muitas vezes é protegida pela lei da propriedade intelectual. Não raro, é preciso pagar royalties sobre a produção dessas sementes. E quando a semente torna-se uma mercadoria, o agricultor perde completamente sua autonomia.

A transfiguração da semente de uma fonte vital regenerativa em mercadoria está intimamente relacionada com a desvalorização dos agricultores. Por isso lançamos a campanha “Semente Livre”. Para chamar a atenção para este grave problema que atinge tanto as sementes como os milhares de agricultores em todo país.

Em parceria com a designer Sophia Longo, criamos esta linda ecobag com importantes plantas nativas que são livres e contribuem para conservar nossa agrobiodiversidade: jabuticaba, pitanga, mandioca, banana, feijão, amendoim e as PANCs taioba, bertalha e beldroega.

Jpeg

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!

Apoie o Projeto Alimento e a Campanha Semente Livre!

Ao comprar esta ecobag você está dando visibilidade ao problema das sementes e ainda contribuindo para seguirmos adiante com o Projeto Alimento!

O Projeto Alimento é uma iniciativa independente e autônoma. E sua ajuda é fundamental para continuarmos produzindo conteúdo crítico sobre Alimentação, Saúde e Sustentabilidade.

Para comprar a ecobag basta clicar no botão do PagSeguro logo abaixo. É fácil, rápido e seguro!




Junte-se a nós e faça você também parte do Projeto Alimento!

Um grande abraço,

Maíra Bueno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.